terça-feira, 22 de outubro de 2019

OS JOGOS DE PERCURSO E OS TATUS-BOLAS

Os jogos de percurso são atrativos para as crianças, mas na escola eles são inseridos para que elas tenham várias aprendizagens como: conhecer regras e respeitar a vez de jogar do amigo. Mas não para por aí, quando oportunizamos que as crianças construam seus próprios jogos, elas são desafiadas a pensar, a compreender a complexidade do sistema numérico.
O mais simples percurso, aquele em que as crianças precisam avançar casas de acordo com os números tirados no dado, apresenta, no mínimo, o desafio de recitar a série numérica, de contar e de somar, avançando de um em um. Trilhas mais complexas levam as crianças a aprender mais sobre relações de ordem numérica, contagem, leitura dos números e operações de soma ou subtração.(https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/jogos-de-percurso-contribuicoes-para-o-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil/)
Veja a turma da professora Itânia, confeccionando seus próprios jogos:




Esses jogos tem um tema específico: "Os tatus-bolas". 
Essa turminha descobriu que em nosso bosque há muitas famílias desse crustáceo morando lá. E aí, se puseram a investigar sobre esse bichinho tão pequenino, mas que desperta a curiosidade da criançada.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário